top of page

Bem-vindo, inverno!

❄️Estamos entrando no inverno. A estação é de recolhimento e armazenamento do Chi: se no Outono iniciamos o movimento de guardar energia, agora ele deve ser consolidado para que possamos florescer na primavera, assim como ocorre na natureza.


☯️O armazenamento de energia fortalece o órgão da estação: os Rins. A alimentação e a respiração são apoios para o Chi dos Rins, e fortalecem sua energia de forma geral. Rins fortes ajudam a consciência e a mente, principalmente neste momento delicado e diferente que vivemos com a pandemia. Esses órgãos estão ligados à força de vontade e ao nascimento.


☯️Os direcionamentos dos treinos continuam com as mesmas características do Outono. É recomendado um maior enfoque em algumas práticas de respiração, o que fortalecerá os pulmões, órgão que alimenta os rins dentro do ciclo de gerações da Medicina Tradicional Chinesa.


Uma boa dica para a época é o treinamento da “respiração da árvore”, que damos sempre em aula. Se possível, pratique cedinho, que é o horário dos pulmões, potencializando o resultado. Treinos constantes e uma alimentação adequada para a época trarão o que de melhor podemos aproveitar do Inverno. Não esqueça de introduzir a prática meditativa no seu dia a dia.


Bom inverno a todos e todas!



6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page